Sobre: Carta de amor aos mortos, de Ava Dellaira | Sinopse, citações e resenha literária

- Título: Carta de amor aos mortos
- Autora: Ava Dellaira
Número de páginas: 337
- Ano de publicação: 2014
- Editora: Seguinte









Sinopse:

   "Carta de amor aos mortos" é um livro sobre uma garota chamada Laurel, que está começando o ensino médio em uma nova escola, em busca de se afastar dos olhares de pena e curiosidade dos outros. Afinal, nem ela entendia o que havia ocorrido com May, sua irmã mais velha. 
   Nesse contexto, a protagonista tinha sempre admirado sua irmã, a qual era a estrela do colégio e da família, por isso, não se conformava com o fato de que ela foi embora. Além disso, incapaz de encarar a situação, sua mãe se muda para Califórnia, o que deixa Laurel tendo que alternar as semanas entre a casa do pai, na qual o silêncio reinava, e da tia Amy, uma mulher religiosa que se preocupava em garantir que a garota não tivesse o mesmo destino trágico de May.
   Como sua primeira tarefa de inglês, a personagem tem que redigir uma carta para alguém que já morreu. Com isso, ela começa a escrever para Kurt Cobain, o cantor favorito de sua irmã. Por ter gostado da experiência, ao invés de entregar a carta para a professora, ela passa a endereçar textos para vários artistas falecidos, como Amy Winehouse, Amelia Earhart e River Phoenix, contando sobre sua vida, suas dificuldades, suas novas amizades e seu primeiro amor.


A autora:

   "Ava Dellaira é formada pela Universidade de Chicago e mestre pela Iowa Writers' Workshop. Ela cresceu em Albuquerque, no Novo México, onde passou incontáveis tardes de verão fazendo poções mágicas, lutando contra bruxas más e se divertindo com outras brincadeiras inventadas, que provavelmente contribuíram para que se tornasse uma contadora de histórias. Atualmente vive em Santa Monica, na Califórnia, onde trabalha na indústria cinematográfica e escreve seu segundo romance."
   Ademais, Dellaira teve como mentor o autor de "As vantagens de ser invisível", Stephen Chbosky.



Minhas 10 citações favoritas:

- "Somos todos estranhos de um jeito diferente, e isso é normal."

- "Quando olho para Sky lembro que o ar não é apenas algo que existe, mas que se respira."

- "Sabe por que se apaixonar é o que pode acontecer de mais profundo com uma pessoa? Porque quando estamos apaixonados, estamos totalmente em perigo e completamente salvos, os dois ao mesmo tempo."

- "Às vezes parece estranho que o sol nasça, como se nada tivesse acontecido."

- "Mas nós não somos transparentes. Se quisermos que alguém nos conheça, precisamos nos revelar a essa pessoa."

- "De repente entendi que estar vivo é isto. Nossas próprias placas invisíveis se movendo em nosso corpo, e se alinhando à pessoa que vamos nos tornar."

- "Um amigo é alguém que dá liberdade total para você ser você mesmo - e especialmente para sentir ou não sentir. Qualquer coisa que você sinta naquele momento está bom para ele. É o que o amor verdadeiro significa - deixar alguém ser ele mesmo."

- "Às vezes agimos porque estamos sentindo tantas coisas dentro de nós e não percebemos como isso afeta os outros."

- "Sabe, acho que, quando você perde alguma coisa próxima, é como perder a si mesmo."

- " Você pode achar que quer  ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém de ninguém, não de verdade. Não de si mesmo."


Minha opinião:

   "Carta de amor aos mortos" é uma obra que, além da capa maravilhosa, apresenta temáticas extremamente relevantes e pouco discutidas na literatura. Ao retratar a vida de Laurel, por meio das cartas escritas como diário e autoterapia, é possível acompanhar o seu processo de autodescoberta e luto.

   Ademais, o enredo, apesar de tratar de situações específicas, trata também de acontecimentos comuns a maioria dos jovens, como o de fazer amizades e o de lidar com problemas na escola, o que torna a leitura mais interessante.

   Escrito com uma linguagem simples e cheio de metáforas, o livro mescla a maturidade e a ingenuidade da personagem principal. No decorrer da narrativa, podemos perceber as mudanças de Laurel, seu amadurecimento, a descoberta de sua identidade própria, e desvendamos mais sobre seu passado, o qual é imprevisível e intenso.

   Nessa perspectiva, ao redigir as cartas, a protagonista conversa de maneira verdadeira com os destinatários, questionando fatos da vida deles, que se relacionam com o que ela está vivenciando ou com a vida de sua irmã. Desse modo, ao invés de perguntar ou ficar brava com May, ela transfere seus sentimentos aos artistas, como forma de refúgio. Com isso, pode-se compreender o que Laurel estava realmente sentindo, mesmo que ela deixasse apenas implícito algumas vezes.

   Além disso, a obra ressalta diversas vezes que para ter um relacionamento amoroso, primeiro é necessário você se conhecer e se aceitar, em busca de ter uma relação saudável e honesta com alguém. 

   Por fim, apesar de não ser uma leitura fácil, ela é de extrema importância, por tratar de temas tão tocantes, como o luto e a culpa (e um outro, que se eu falar vou dar spoiler...), além de ser uma obra emocionante do início ao fim.


Caso queira comprar o livro, acesse o link abaixo.

https://amzn.to/2BQX0mw





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre: Wonder (O Extraordinário), de R.J. Palacio | Sinopse, curiosidades e resenha

[Resenha] O Conto da Aia, de Margaret Atwood