[Resenha] Sem Coração, de Marissa Meyer

 

Título original: Heartless

Editora: Rocco Jovens Leitores

Número de páginas: 416

Data de publicação: 2018

Autora: Marissa Meyer

Onde comprar: Amazon

Sinopse: "Muito antes de Alice cair no buraco do coelho… E antes das rosas serem pintadas de vermelho… A Rainha de Copas era só uma garota vivendo seu primeiro amor. Catherine era uma das garotas mais desejadas do País das Maravilhas e a favorita do ainda solteiro Rei de Copas, mas seus interesses eram outros. Por seu talento na cozinha, ela só queria abrir uma confeitaria em sociedade com sua melhor amiga e oferecer ao Reino de Copas os mais deliciosos doces e bolos. Porém, de acordo com sua mãe, era uma ideia inaceitável para a jovem que poderia ser a próxima rainha. Em um baile real em que o rei pretende pedi-la em casamento, Cath conhece Jest, o belo e misterioso bobo da corte. Pela primeira vez, sente a força da pura atração. Mesmo correndo risco de ofender o rei e contrariar os pais, ela e Jest iniciam um relacionamento intenso e secreto. Cath está determinada a escolher o próprio destino e se apaixonar nos seus próprios termos. Mas em uma terra repleta de magia, loucura e monstros, o destino tem outros planos..."


   Essa releitura do clássico "Alice no país das maravilhas" é simplesmente maravilhosa! A narrativa, que gira em torno do passado da temerosa Rainha de Copas, antes conhecida como Catherine, tem seu universo muito bem construído, com características da Era Vitoriana e com todas as maluquices de Copas, apesar de a autora não dar muito foco ao espaço, e sim ao desenvolvimento da protagonista. Além disso, na obra em questão há diversas referências da história original, como frases marcantes, uma breve menção à Alice, e vários personagens secundários em comum, por exemplo, o Gato Sorridente, o Coelho Branco, o Jaguadarte e o Chapeleiro Maluco. Posto isso, por eu nunca ter lido a obra original de Lewis Carroll, às vezes eu tive que pesquisar algumas informações na internet para compreender melhor.

   Apesar do desfecho da narrativa já ser conhecido, uma vez que o livro se trata da origem de uma vilã, é impossível não ter esperanças para um final justo para a protagonista. Por ser filha de um marquês, o sonho de Cath de abrir uma confeitaria com sua melhor amiga, Mary Ann, era difícil de se tornar realidade, visto que seus pais tinham outros planos para ela, os quais não envolviam ela ser dona do próprio negócio. Além disso, o fato dela ser a favorita do rei não a ajudava a escapar de um casamento arranjado.

   Com a aparição de Jest, o novo bobo da corte, que de bobo não tinha nada, a vida e as indecisões de Catherine se complicam mais ainda. Ninguém sabia do passado dele ou de sua origem, o que o torna um mistério para nós leitores. Com a atração e a química inegável entre os dois, a protagonista se vê dividida entre não decepcionar seus pais e seguir seu coração - já que a filha de um marquês não poderia se casar com um bobo, mas uma confeiteira sim -. Além disso, por Jest ser um antigo amigo de Hatta, o Chapeleiro Maluco, podemos também descobrir mais sobre o seu passado instigante e o porquê dele ter enlouquecido.



   Ao longo da obra, outros problemas aparecem, como a volta do Jaguadarte, monstro também presente no clássico original. Apesar de inicialmente ser uma adversidade secundária, ela logo ganha mais importância, a partir do momento em que o monstro começa a aparecer com mais frequência e a atrapalhar a paz do Reino de Copas. 

   No geral, a história é bem fluida e gostosa de ler, mas em alguns momentos a narrativa fica um pouco lenta, sem nada relevante acontecer, o que é até compreensível, visto que, assim, há uma melhor construção da protagonista. Apesar de tudo que conhecemos sobre a Rainha de Copas atualmente, a obra nos mostra como ela, um dia, já teve o coração mais cobiçado do reino inteiro. A partir da leitura desse livro, podemos descobrir como Cath perdeu toda sua bondade e sua mente sonhadora, tornando-se impossível olhar para ela da mesma forma como antes. Por fim, recomendo essa obra a todos, especialmente aos que tenham curiosidade sobre o passado de vilões e aos que gostem de "Alice no País das Maravilhas".



A autora:

   Nascida em 1984, nos Estados Unidos, Marissa Meyer é a autora de livros #1 New York Times-bestselling, como Crônica Lunares, Sem Coração, Renegados e Instant Karma. 

   Além disso, ela graduou em Escrita Criativa pela Pacific Lutheran University e fez um mestrado em Publicação na Pace University. Depois de publicar suas obras, Meyer recebeu diversos prêmios, como o Goodreads Choice Award e o Audie Award for Fantasy.

   Atualmente, ela vive em Tacoma, Washington, com seu marido, Jesse Taylor, e suas filhas gêmeas adotadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sobre: Wonder (O Extraordinário), de R.J. Palacio | Sinopse, curiosidades e resenha

[Resenha] O Conto da Aia, de Margaret Atwood